Superando limites


Em 7 de maio de 2009, escrevi um texto falando sobre minha admiração por superações, principalmente por portadores de alguma necessidade especial, que pode ser visto aqui.

Hoje venho escrever sobre o mesmo tema; Superando limites.

A canoagem me mudou muito como pessoa, o corpo, a cabeça e me proporcionou conhecer pessoas do mundo inteiro. Poucos sabem da minha rotina de vida, da minha determinação e dedicação à um objetivo… poucos sabem.

Mas isso se torna muito pequeno quando vejo histórias como essa, do video abaixo. Fernando Fernandes virou referencia, como ele mesmo disse no video, a canoagem é o instrumento de comunicação com o mundo e o cara tem feito isso muito bem. Cada vez mais tenho visto portadores de necessidades especiais entrando na canoagem, por que se espelharam no cara. Ele é tricampeão mundial de canoagem… ele é O Cara.



Tive o prazer de participar do 1º evento Canoagem Solidária, idealizado pelo próprio Fernando, fui instrutor na água, para as crianças e adolescentes da AACD, que estiveram lá no evento. A Felicidade era o que mais reinava naquele sábado, na raia da USP, leia esse texto aqui.

Ha pouco tempo, tive o prazer de conhecer por email, o Silvio Zonatto, do Refúgio Explorer, que também realiza um grande trabalho com portadores de necessidades especiais. Veja o que o Silvio escreve sobre o seu Projeto Gratuito de Esportes Radicais para Portadores de Necessidades Especiais.

“Há atividades em altura, também Trekking em trilha e passeio Off-Road em veículo militar 4×4, além de almoço. Tudo fazendo parte do Projeto Gratuito de Esportes Radicais para Portadores de Necessidades Especiais by Silvio Zonatto. 
Existe desde 2002, e é aberto para amputados, paraplegicos, portadores de síndromes, cegos e surdos. Há 10 anos estou fazendo inclusão social através dos esportes de aventura e melhorando a auto-estima dos portadores de deficiências, sem ser uma ONG e muito menos uma fundação.”

Para conhecer mais sobre o Refúgio Explorer, do Silvio Zonatto, visite o site deles: http://www.refugioexplorer.com.br

E como o Felipe Pacheco disse ao final do video acima: O esporte vai te ajudar fisicamente e mentalmente. Não desanima, não, bola pra frente, cabeça erguida e vamos superar os limites!